• Mari Kertész

Receita de Arroz com Lentilha

Esse final de semana resolvemos fazer um almoço árabe. Teve kafta, quibe, esfiha, hummus, coalhada seca e eu fiquei responsável pelo arroz com lentilha. Peguei essa receita na Panelinha, de Rita Lobo, mas adaptei porque não queria frango.


Ficou tudo bem gostoso!


Receita de Arroz com Lentilha


Ingredientes

½ xícara de arroz

½ xícara de lentilha

1 cebola em fatias + 1/2 picada para o arroz

1 dente de alho

1 xícara de água

1 colher (sopa) de azeite

¼ de colher (chá) de pimenta síria

1 pitada de açúcar

sal a gosto


Modo de Fazer

Coloque a lentilha numa tigela funda e cubra com 1 xícara (chá) de água fervente. Deixe de molho enquanto prepara os outros ingredientes.

Descasque e fatie a cebola em meias-luas médias.

Leve ao fogo médio uma panela pequena. Quando aquecer, junte ½ colher (sopa) de azeite e a cebola fatiada. Tempere com uma pitada de sal e de açúcar e diminua o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos (eu deixei bem mais), mexendo de vez em quando, até a cebola ficar bem dourada - não aumente o fogo para acelerar o processo, caso contrário, a cebola pode queimar em vez de caramelizar. Reserve.

Numa panela funda, refogue a cebola picada e o alho. Acrescente o arroz, ½ colher (chá) de sal e a pimenta síria. Mexa bem para envolver os grãos nos temperos.

Escorra a lentilha e junte à panela com arroz. Cubra com 1 xícara (chá) de água, misture e deixe cozinhar. Assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta até a água secar, por cerca de 12 minutos.

Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Na hora de servir, transfira para um prato e cubra com a cebola caramelizada.




  • Preto Ícone Instagram

©2020 por Rango do Dia.