• Mari Kertész

Receita de Baguete

Eu nem acredito que fiz uma baguete! Tem coisas que parecem impossíveis mas são mais fáceis que imaginamos. Estou super orgulhosa porque ficou uma delícia!


Receita de Baguete

Ingredientes

3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (eu usei especial para pão)

1 e 1/3 xícara (chá) de água (+1 xícara no fim)

2 colheres (chá) de sal

1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo


Modo de Fazer

Junte todos os ingredientes secos numa tigela e misture bem. Acrescente a água aos poucos, vá mexendo com uma colher de pau ou uma espátula — talvez seja mais fácil para trabalhar a massa —, até tudo ficar muito bem agregado. Deixe repousar por 10 minutos, para que a água seja melhor absorvida.

Volte a mexer. Revire a massa com a espátula, dobre-a sobre ela mesma. Quando sentir que ela está mais manipulável, passe para uma superfície levemente enfarinhada, e continue a apertar, dobrar, esticar. No total, precisamos trabalhá-la por 15 minutos. Se tiver uma batedeira apropriada e quiser usá-la, também dá, na velocidade baixa (foi o que eu fiz).

Depois da sova, molde-a numa bola, e passe para outro recipiente, levemente untado com azeite. Cubra e deixe descansar, por 1 hora, em local protegido do vento e de fontes de calor. A massa vai dobrar de tamanho.

Depois da primeira fermentação, divida a massa em três pedaços iguais (os meus não ficaram iguaizinhos não, rs, mas deu tudo certo). Com cada um deles, modele as baguetes, co cuidado para não estourar as bolhas. Estique, alongue, achate, e faça a modelagem tradicional, dobrando duas das bordas para o centro, dando o formato típico desse pão, que fica com 30 cm a 40 cm de cumprimento. Feche a emenda com cuidado, e vire a massa para deixá-la para baixo.

Coloque as 3 massas em um papel manteiga grande e faça uma dobra entre uma massa e outra para que elas não encostem (veja a foto abaixo) e cubra com papel filme.

Acenda o forno, na temperatura alta, a 220 °C - coloque uma assadeira vazia na parte de baixo do forno. Deixe a massa descansar por 30 minutos, que é o tempo do forno ficar quente.

Transfira as baguetes já modeladas para a assadeira com o papel manteiga (eu assei 2 de uma vez e a outra depois, pois não coube na assadeira).

Faça três incisões na diagonal em cada pão, nas extremidades e no centro. Coloque a assadeira no forno, jogue uma xícara de água na outra assadeira que já estava lá na grade de baixo, feche rapidamente e asse por 30 minutos, até que fiquem bem dourados. Retire e coloque numa grelha pra esfriar — mas pode comer quente, que fica ainda melhor.


Assim que fica o papel manteiga dobrado para as massas não encostarem.

Olhe que delícia com uma manteiguinha, assim que saiu do forno.



106 visualizações
  • Preto Ícone Instagram

©2020 por Rango do Dia.