• Mari Kertész

Receita de Chouquettes

Novo vício da vida. Esse meio pão doce, meio biscoito, meio puff. Nem sei como descrever, mas é bom demais. E tão leve que eu consigo comer sozinha a fornada inteira - eu sou gulosa.


Comi a primeira vez quando um amigo de Paulo trouxe para nossa casa. Ele é francês e trouxe de uma boulangerie francesa de NY. Eu comi tudo, sozinha, devorei. Mas fiquei tão viciada que tive que aprender. Achei que ia ser super difícil, mas não é! Agora eu faço toda hora.



A única questão é que o açúcar (usado em cima) na receita original é difícil de achar, mas pode ser substituído por açúcar granulado (o grosso, que é o que se usa em padaria em cima de pão doce). Mas não deixe de fazer, é a guloseima mais gostosa dos últimos tempos.

Chouquettes Cerca de 25 + puffs Ingredientes 1 xícara (250ml) de água 1/2 colher de chá de sal 2 colheres de chá de açúcar 6 colheres (90g) de manteiga sem sal, cortada em pequenos pedaços 1 xícara (135g) de farinha 4 ovos grandes, em temperatura ambiente

Para pincelar: 1 gema de ovo, misturada com 1 colher de chá de leite Açúcar pérola (pearl sugar) ou granulado (não é o cristal comum, não pode derreter no forno)


Modo de Fazer Pré-aqueça o forno a 220 graus Celsius. Forre uma assadeira com papel manteiga ou uma esteira de silicone. (Dependendo do tamanho das suas assadeiras, pode levar duas.) Aqueça a água, o sal, o açúcar e a manteiga em uma panela pequena, mexendo até derreter a manteiga. Retire do fogo e despeje toda a farinha de uma só vez. Coloque a panela novamente no fogo e mexa rapidamente até que a mistura fique lisa e desgrude dos lados da panela. Deixe a massa esfriar por dois minutos e bata rapidamente os ovos, um de cada vez, até ficarem macios e brilhantes. Com duas colheres, pegue um monte de massa com uma colher aproximadamente do tamanho de uma noz sem casca e raspe-a com a outra colher na assadeira. Você também pode usar um saco de confeitar com uma ponta simples. Coloque os puffs com espaçamento uniforme nas assadeiras. Pincele o topo de cada puff com um pouco da mistura do ovo e pressione o açúcar granulado (ou o de pérola) por cima e pelos lados de cada puff. Use muito. Depois que os puffs crescerem, você vai apreciar o esforço extra (e açúcar). Asse os puffs até que estejam inchados e dourados, cerca de 25 a 30 minutos. Se ficarem muito escuros no meio da cozedura, abaixe o fogo do forno para 190ºC e continue a assar. (Se você quiser deixar mais crocantes, pode fazer um buraco no lado com uma faca depois de tirá-los do forno para deixar o vapor escapar.)

Agora quero ver quantos você vai comer!


58 visualizações
  • Preto Ícone Instagram

©2020 por Rango do Dia.