• Mari Kertész

Receita de Focaccia de Cebola

Nada pra jantar, resolvemos fazer uma Focaccia : )



Receita de Focaccia de Cebola

Ingredientes

20g de azeite de oliva + para untar a massa

600g de farinha de trigo

30g de fermento biológico fresco

380g de água

1 colher de chá de açúcar

1 colher de chá de sal


Topping

40g de azeite de oliva

40g de água

1 1/2 colheres de chá de sal

4 cebolas picadas rusticamente


Modo de Fazer

Misture água, azeite, sal e açúcar. Adicione metade da farinha até obter uma pasta espessa, mas ainda líquida. Adicione o fermento e misture bem. Sove a massa acrescentando a farinha restante até que a mistura fique homogênea, mas ela não pode ser dura. Deixe a massa descansar 15 minutos em uma placa de madeira (ou panela) coberta com toalha úmida ou filme plástico. Dobre a massa para ela ficar lisa e volte ao descanso por 20 minutos (dobre de novo a massa depois disso, se necessário).

Modele a massa conforme a assadeira em que ela irá para o forno (deve ser mais comprida se a forma for retangular). Em uma forma de 30 cm x 40 cm cabe cerca de 600g de massa. Unte a forma com azeite, coloque a massa e a unte para que não forme crosta. Abra um pouco a massa e deixe-a repousar por 30 minutos. Abra de novo gentilmente a massa até que cubra toda a assadeira, polvilhe com sal (evita crosta) e deixe crescer por mais 30 minutos longe do vento, sempre cobrindo a massa.

Faça leves marcações com a ponta dos dedos e despeje um pouco de azeite por cima.

Recheio: misture bem o azeite, a água e o sal até virar uma emulsão. Depois coloque numa frigideira com a cebola por 10m em fogo baixo. Quando esfriar, cubra o pão com o recheio e asse por 20 minutos em forno aquecido a 250°C. Sirva quente com azeite.




  • Preto Ícone Instagram

©2020 por Rango do Dia.