• Mari Kertész

Receita de Lula a Carbonara (do Le Jazz)

Quando eu morava em SP, vivia no Le Jazz. Era do lado da minha casa. E a gente sempre pedia a mesma coisa: mexilhões e esse prato maravilhoso de Lula a Carbonara.

Outro dia comprei lula aqui e não sabia o que fazer. Do nada, me lembrei e pesquisei essa receita! Ficou maravilhoso! Tanto que já repetimos (tem fotos dos dois dias aqui).

Receita de Lula a Carbonara (do Le Jazz)

Ingredientes para 4 pessoas

500 g de lula limpa

100 ml de creme de leite fresco

50 ml de vinho branco seco

50 g de bacon em fatias

1/4 cebola branca picada

1 dente de alho picado

6 ovos – 2 inteiros para carbonara e 4 gemas para finalização (guarde as claras para fazer deliciosos souflés de queijo ou goiabada)

80 g queijo parmesão ralado

Modo de Fazer Corte as lulas bem fininhas, tipo spaghetti; cozinhar rapidamente em água fervente e sal (1 minuto), retire e coloque na água com gelo para parar a cocção. Corte o bacon em quadradinhos e fritar - não precisa colocar nenhuma gordura, o próprio bacon já tem bastante. Depois de frito, reserve o bacon e guarde 2 colheres da gordura. Para fazer o carbonara – aqueça a gordura do bacon, coloque cebola picada, até ficar translúcida, coloque o alho, acrescente vinho branco e deixe reduzir. Misture 2 ovos, 1/2 xícara de creme de leite fresco, 1/2 xícara de parmesão e coloque na redução. Mexa sem parar, em fogo baixo. Acrescente as lulas na mistura, ajuste a consistência e acrescente a salsinha picada. Coloque uma gema de ovo em cima de cada prato (por isso são 4 gemas) e gratine no forno por 2 minutos. Sirva com uma tostada de pão italiano.




  • Preto Ícone Instagram

©2020 por Rango do Dia.