• Mari Kertész

Receita de Nhoque de Batata Doce



Essa receita é de minha amiga querida e talentosa, Aghata Mendes (@aghatamendes no instagram - tem receitas maravilhosas!). Essa foi a primeira vez que eu fiz nhoque, e apesar do trabalho enorme, vale demais a pena. É super leve e saboroso.

Recomendo para um dia com tempo, calma e paciência - dá um certo trabalho e eu quase desisti, rs. E de preferência, uma tacinha de vinho para acompanhar.


Receita de Nhoque de Batata Doce

Ingredientes

280g de batatas-doces cozinhas e amassadas (importante: esse purê deve estar frio quando você começar a trabalhar a massa)

2 gemas de ovo (guarde as claras e faça um omelete com elas)

Sal e pimenta a gosto


Modo de fazer

Misture todos os ingredientes. A massa vai ficar bem pegajosa, não se preocupe, dará tudo certo! Polvilhe uma bancada com a farinha, pegue uma parte da massa e faça um rolinho com ela, utilizando a palma das mãos. Vá acrescentando mais farinha na bancada (não na massa. Quanto menos farinha na massa, mais leve o nhoque vai ficar) para que você consiga trabalhar a massa. Corte esse rolinho em pedaços e repita a operação até acabar a massa. (essa foi a parte mais difícil pra mim. a massa grudava no meu dedo, mesmo com farinha, aí coloquei na geladeira um pouco e ficou mais fácil trabalhar).

Cozinhe os nhoques em água fervente até que eles subam.

Depois disso, acrescentei um passo, que foi dica do maridão. Deixei uma frigideira quente com manteiga do lado, e assim que tirava os nhoques cozidos, jogava na frigideira, deixando fritar apenas um lado do nhoque para dar uma crocância especial. Fica uma delícia.

Sirva com o molho de sua preferência. Aqui fizemos dois molhos: um de manteiga com sálvia e raspas de limão e outro molho de gorgonzola (que eu amo e sempre faço).

Ah, e sobrou massa, então congelei.


Observação: não espere perfeição. Os nhoques vão ficar feios (veja os meus abaixo), rústicos, mas o que importa é o sabor. Não encha a massa de farinha de trigo - dá vontade de deixar a massa mais fácil de trabalhar, mas isso vai estragar o nhoque, deixando ele pesado e com gosto de farinha.


  • Preto Ícone Instagram

©2020 por Rango do Dia.