• Mari Kertész

Receita de Pão Árabe (Pão Sírio ou Pita)

Eu não sou muito chegada a pão... Eu sei, ninguém acredita, mas é verdade. Eu gosto de Pita (pão árabe) justamente por ser menos massudo. E a gente aprendeu a fazer um em casa super gostosa e levinha! É uma delícia pra comer com hummus, com manteiga ou qualquer pasta que você tiver em casa. Vou passar a receita e depois vocês me dizem o que acharam.



Receita de Pão Árabe (Pão Sírio ou Pita)

Ingredientes

1 xícara de água morna (não quente ou fervendo) 2 colheres de chá de fermento seco ou instantâneo ativo 2 1/2 a 3 xícaras de farinha de trigo 2 colheres de chá de sal 1 a 2 colheres de chá de azeite


Modo de Fazer

Faça a massa: misture a água e o fermento e deixe descansar por cerca de cinco minutos até que o fermento se dissolva. Adicione 2 1/2 xícaras de farinha (economizando a última meia xícara para amassar), sal e azeite. Mexa até formar uma massa desgrenhada.

Amasse a massa: polvilhe um pouco de farinha extra sobre a superfície de trabalho limpa e retire a massa. Amasse a massa por cerca de 5-7 minutos, até que a massa fique lisa e elástica. Adicione mais farinha, conforme necessário, para evitar que a massa grude nas mãos ou na superfície de trabalho, mas tente poupar. É melhor usar pouca farinha do que muita. Se você se cansar, pare e deixe a massa descansar por alguns minutos antes de terminar de amassar.

Deixe a massa crescer: limpe a tigela que você usou para misturar a massa e filme com um pouco de azeite. Coloque a massa na tigela e vire-a até ficar coberta de óleo. Cubra com um pano de prato limpo ou filme plástico e deixe a massa crescer até dobrar, em 1-2 horas.

Divida os pães: esvazie cuidadosamente a massa e coloque-a sobre uma superfície de trabalho levemente enfarinhada. Divida a massa em 8 pedaços iguais e alise suavemente cada pedaço em um disco grosso. Polvilhe os pedaços com um pouco mais de farinha e cubra-os com uma toalha de cozinha ou filme plástico até que esteja pronto para assá-los.

Modele as pitas: usando um rolo enfarinhado, enrole uma das peças em um círculo. Levante e vire a massa frequentemente enquanto rola, para garantir que a massa não grude no balcão. Polvilhe com um pouco de farinha extra, se começar a grudar. Se a massa começar a voltar, deixe descansar por alguns minutos e continue rolando. Repita com os outros pedaços de massa.

Para assar pitas no forno: Enquanto molda as pitas, aqueça o forno a 230 °. Se você tiver uma pedra, coloque-a no forno para aquecer. Se você não tiver uma pedra de cozimento, coloque uma assadeira grande na grelha central para aquecer. Coloque os pães desenrolados diretamente na pedra ou nas assadeiras (quantas caberem) e asse por cerca de 3 minutos. O pão árabe começará a inchar depois de um ou dois minutos e estará pronto quando estiver totalmente cheio. Cubra os pães cozidos com um pano de prato limpo enquanto cozinha os restantes.

Para assar os pães no fogão: aqueça uma frigideira de ferro fundido em fogo médio-alto até que algumas gotas de água fervam imediatamente em contato. Regue um pouco de óleo na panela e limpe o excesso. Coloque um pão estendido na frigideira e asse por 30 segundos, até ver as bolhas começarem a se formar. Vire e cozinhe por 1-2 minutos do outro lado, até que grandes manchas tostadas apareçam na parte de baixo. Vire novamente e cozinhe mais 1-2 minutos para torrar o outro lado. O pão deve começar a inchar durante esse período; se isso não acontecer ou se apenas pequenos bolsos se formarem, tente pressionar a superfície do pão delicadamente com uma toalha limpa. Mantenha os pães cozidos cobertos com um pano de prato limpo enquanto cozinha os restantes.

Armazenando pão árabe: eles são melhores quando consumidos imediatamente após o cozimento. As sobras de pão árabe podem ficar em uma bolsa hermética por vários dias e podem ser comidas como estão ou aquecidas em uma torradeira. As pitas cozidas também podem ser congeladas com papel vegetal entre as camadas por até três meses.



Quem fez essa receita foi meu marido, eu só acompanhei rsrsrs.


NOTAS DA RECEITA

Armazenamento da massa: depois que ela crescer, a massa pita pode ser mantida refrigerada até que seja necessária. Você também pode assar uma ou duas pitas de cada vez, economizando o restante da massa na geladeira. A massa pode ficar refrigerada por cerca de uma semana.

Pitas que não estufam: às vezes você tem pitas que não estufam. O problema geralmente é que o forno ou a frigideira não está quente o suficiente. Certifique-se de que ambos estejam completamente pré-aquecidos antes de cozinhar. Mesmo os pães que não estufam ainda são deliciosos e podem ser usados em pedaços ou rasgados em pedaços para mergulhar no hummus.




  • Preto Ícone Instagram

©2020 por Rango do Dia.